Descubra quais os tipos de açúcar existentes e qual deles melhor se encaixa em sua alimentação
Você sabia que existem vários tipos diferentes de açúcares? Neste importante guia você vai descobrir quais são estes açúcares bem como qual o mais indicado para a sua alimentação ou dieta. Tome nota!!

O açúcar, por mais que se diga, está sempre presente na mesa dos brasileiros. Mas existem vários tipos de açúcar, desde os mais comuns como o refinado branco como os menos utilizados e/ou conhecidos, como o açúcar demerara, por exemplo.
E o que mais se houve em qualquer dieta é que o açúcar deve ser totalmente abolido ou substituído por adoçantes de todos os tipos. Mas será mesmo necessário retirar totalmente todo e qualquer tipo de açúcar de sua alimentação ou existe um “meio termo” entre uma dieta saudável e o consumo de açúcar?
Neste material vou explicar diretamente os principais tipos de açúcar e seus respectivos benefícios e também malefícios.
Desta forma você irá conseguir adequar este ou aquele tipo de açúcar à sua dieta e alimentação diária, afinal, se alimentar bem não significa, necessariamente, ter que sofrer com esta alimentação.
Os Diferentes Tipos de Açúcar

Existem tipos de açúcar que são mais conhecidos e comumente utilizados na culinária de um modo geral como o mascavo, o açúcar cristal e até mesmo o refinado branco, aquele que é mais comum nas prateleiras dos supermercados.
No entanto também existem outros tipos de açúcar não tão conhecidos. E como pode haver mais de um tipo de açúcar? Afinal, açúcar não é tudo igual? Não é tudo igual não. Sua diferenciação vem a partir do seu próprio processamento e refinamento.
Quanto mais processado, quanto mais refinado, mais quimicamente influenciado estará o açúcar e, consequentemente, menos saudável. Assim, um açúcar extraído diretamente da cana-de-açúcar, por exemplo, sem qualquer refinamento, é infinitamente mais saudável que o refinado branco, por exemplo.
Mas não é tão fácil assim encontrar este açúcar totalmente puro e geralmente eles são mais caros do que os quimicamente modificados. Caros ou não, se você precisa “adoçar” a vida, os açúcares são mais recomendados que os próprios adoçantes em diversas situações e dietas.
A própria OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 25g diários de açúcar para que você possa manter uma vida mais saudável. O difícil mesmo é ficar nestes 25g e, portanto, nada melhor do que conhecer os diferentes tipos de açúcares existentes e encontrar o mais indicado para a sua dieta.
Confira abaixo os principais tipos de açúcares:
O Açúcar Refinado:

É o mais comum e o mais utilizado na maioria das receitas de bolos, tortas, doces principalmente nos meios industriais e em padarias, confeitarias, etc. Ele é o mais barato de todos os açúcares e também o mais processado quimicamente, pois é altamente refinado.
Além do refino, este tipo de açúcar recebe outros aditivos para melhorar sua textura e sua aparência.
Após todo este processo químico, este tipo de açúcar perde completamente os nutrientes provindos da cana-de-açúcar e, portanto é fonte apenas de calorias, nada mais.
Indicações: não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.
O Açúcar Light:

Possui uma textura mais fina e menos calorias que o refinado comum. No entanto, ele é apenas uma mistura do açúcar já refinado e branco com adoçantes, o que o torna, inclusive, mais doce. Por ser mais doce, há uma tendência de consumir menos quantidades de açúcar.
Indicações: não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.
O Açúcar Cristal:

Ele é muito utilizado na culinária, para se fazer bolos, tortas e doces.
É utilizado também como decoração destes doces todos. Mais de 90% dos nutrientes da cana-de-açúcar são retirados na produção do açúcar cristal e, portanto, ele é tão quimicamente modificado quanto o açúcar refinado comum.
Indicações: também não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.
O Açúcar Mascavo:

É sem dúvida alguma o mais natural dos açúcares. Ele não passa por nenhum tipo de refinamento ou processo químico e provém do próprio melado do cozimento natural do caldo da cana. Ele possui grande quantidade de ferro e cálcio, além de alguns outros minerais.
Indicações: ele é indicado em qualquer dieta com base em uma alimentação mais saudável. Não é recomendado para quem tem diabetes (nenhum açúcar é indicado para quem tem a doença).
O Açúcar de Coco:

Não é um açúcar muito comum e é um pouquinho mais caro que os demais. É produzido a partir da extração da seiva líquida da flor do coqueiro e é absolutamente natural, sem qualquer refinamento ou inclusão de aditivos químicos.
Deste modo, este açúcar consegue conservar todos os seus nutrientes como vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio e, apesar de possuir a mesma quantidade de calorias do açúcar vindo da cana, sua carga glicêmica é bem menor.
Indicações: é totalmente indicado para uma dieta mais saudável e com baixos níveis glicêmicos.
O Açúcar Demerara:

Este tipo de açúcar pode ser considerado por muitos como o ideal. Ele não é tão caro e não sofre tanto refinamento, conseguindo manter os nutrientes oriundos da cana-de-açúcar. Seu sabor é bem mais apreciado que o seu parente mais próximo, o açúcar mascavo.
Indicações: é indicado para todo tipo de dieta com base em uma alimentação mais saudável.
Você sabia que existem níveis de consumo de carboidratos que são benéficos para a nossa saúde? Quer saber mais sobre o assunto? Então, clique no link abaixo e descubra.
Gostou deste artigo? Que bom!! Então compartilhe em suas redes sociais, pois pode ser útil para mais alguém.
