Conheça Os Benefícios Da Dieta Paleo + Receitas!

Emagreça de forma saudável com muita energia e disposição!

Descubra quais os tipos de açúcar existentes e qual deles melhor se encaixa em sua alimentação

Você sabia que existem vários tipos diferentes de açúcares? Neste importante guia você vai descobrir quais são estes açúcares bem como qual o mais indicado para a sua alimentação ou dieta. Tome nota!!

Descubra quais os tipos de açúcar existentes e qual deles melhor se encaixa em sua alimentação

O açúcar, por mais que se diga, está sempre presente na mesa dos brasileiros. Mas existem vários tipos de açúcar, desde os mais comuns como o refinado branco como os menos utilizados e/ou conhecidos, como o açúcar demerara, por exemplo.

E o que mais se houve em qualquer dieta é que o açúcar deve ser totalmente abolido ou substituído por adoçantes de todos os tipos. Mas será mesmo necessário retirar totalmente todo e qualquer tipo de açúcar de sua alimentação ou existe um “meio termo” entre uma dieta saudável e o consumo de açúcar?

Neste material vou explicar diretamente os principais tipos de açúcar e seus respectivos benefícios e também malefícios.

Desta forma você irá conseguir adequar este ou aquele tipo de açúcar à sua dieta e alimentação diária, afinal, se alimentar bem não significa, necessariamente, ter que sofrer com esta alimentação.


Os Diferentes Tipos de Açúcar


Os Diferentes Tipos de Açúcar

Existem tipos de açúcar que são mais conhecidos e comumente utilizados na culinária de um modo geral como o mascavo, o açúcar cristal e até mesmo o refinado branco, aquele que é mais comum nas prateleiras dos supermercados.

No entanto também existem outros tipos de açúcar não tão conhecidos. E como pode haver mais de um tipo de açúcar? Afinal, açúcar não é tudo igual? Não é tudo igual não. Sua diferenciação vem a partir do seu próprio processamento e refinamento.

Quanto mais processado, quanto mais refinado, mais quimicamente influenciado estará o açúcar e, consequentemente, menos saudável. Assim, um açúcar extraído diretamente da cana-de-açúcar, por exemplo, sem qualquer refinamento, é infinitamente mais saudável que o refinado branco, por exemplo.

Mas não é tão fácil assim encontrar este açúcar totalmente puro e geralmente eles são mais caros do que os quimicamente modificados. Caros ou não, se você precisa “adoçar” a vida, os açúcares são mais recomendados que os próprios adoçantes em diversas situações e dietas.

A própria OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 25g diários de açúcar para que você possa manter uma vida mais saudável. O difícil mesmo é ficar nestes 25g e, portanto, nada melhor do que conhecer os diferentes tipos de açúcares existentes e encontrar o mais indicado para a sua dieta.

Confira abaixo os principais tipos de açúcares:


O Açúcar Refinado:


O Açúcar Refinado

É o mais comum e o mais utilizado na maioria das receitas de bolos, tortas, doces principalmente nos meios industriais e em padarias, confeitarias, etc. Ele é o mais barato de todos os açúcares e também o mais processado quimicamente, pois é altamente refinado.

Além do refino, este tipo de açúcar recebe outros aditivos para melhorar sua textura e sua aparência.

Após todo este processo químico, este tipo de açúcar perde completamente os nutrientes provindos da cana-de-açúcar e, portanto é fonte apenas de calorias, nada mais.

Indicações: não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.


O Açúcar Light:


O Açúcar Light

Possui uma textura mais fina e menos calorias que o refinado comum. No entanto, ele é apenas uma mistura do açúcar já refinado e branco com adoçantes, o que o torna, inclusive, mais doce. Por ser mais doce, há uma tendência de consumir menos quantidades de açúcar.

Indicações: não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.


O Açúcar Cristal:


O Açúcar Cristal

Ele é muito utilizado na culinária, para se fazer bolos, tortas e doces.

É utilizado também como decoração destes doces todos. Mais de 90% dos nutrientes da cana-de-açúcar são retirados na produção do açúcar cristal e, portanto, ele é tão quimicamente modificado quanto o açúcar refinado comum.

Indicações: também não é indicado para nenhuma dieta ou alimentação mais saudável.


O Açúcar Mascavo:


O Açúcar Mascavo

É sem dúvida alguma o mais natural dos açúcares. Ele não passa por nenhum tipo de refinamento ou processo químico e provém do próprio melado do cozimento natural do caldo da cana. Ele possui grande quantidade de ferro e cálcio, além de alguns outros minerais.

Indicações: ele é indicado em qualquer dieta com base em uma alimentação mais saudável. Não é recomendado para quem tem diabetes (nenhum açúcar é indicado para quem tem a doença).


O Açúcar de Coco:


O Açúcar de Coco

Não é um açúcar muito comum e é um pouquinho mais caro que os demais. É produzido a partir da extração da seiva líquida da flor do coqueiro e é absolutamente natural, sem qualquer refinamento ou inclusão de aditivos químicos.

Deste modo, este açúcar consegue conservar todos os seus nutrientes como vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio e, apesar de possuir a mesma quantidade de calorias do açúcar vindo da cana, sua carga glicêmica é bem menor.

Indicações: é totalmente indicado para uma dieta mais saudável e com baixos níveis glicêmicos.


O Açúcar Demerara:


O Açúcar Demerara

Este tipo de açúcar pode ser considerado por muitos como o ideal. Ele não é tão caro e não sofre tanto refinamento, conseguindo manter os nutrientes oriundos da cana-de-açúcar. Seu sabor é bem mais apreciado que o seu parente mais próximo, o açúcar mascavo.

Indicações: é indicado para todo tipo de dieta com base em uma alimentação mais saudável.

Você sabia que existem níveis de consumo de carboidratos que são benéficos para a nossa saúde? Quer saber mais sobre o assunto? Então, clique no link abaixo e descubra.

Sim! Quero saber mais...

Gostou deste artigo? Que bom!! Então compartilhe em suas redes sociais, pois pode ser útil para mais alguém.

Compartilhe com Facebook

Redes Sociais
shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.