Conheça Os Benefícios Da Dieta Paleo + Receitas!

Emagreça de forma saudável com muita energia e disposição!

Saiba como controlar a ansiedade

Muitas pessoas sentem ansiedade a todo instante e não sabem como lidar com o problema. Mas saiba que existem formas bem simples de controlar esta ansiedade toda. Descubra como aqui, neste guia.

Saiba como controlar a ansiedade

Dizem que é um problema do mundo moderno e que está presente apenas nos grandes centros urbanos, mas poucos sabem como controlar a ansiedade. Algumas pessoas confundem ansiedade com índices de estresse, mas são coisas absolutamente distintas.

É verdade que a ansiedade está presente sim nas pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, mas não é exclusividade destas pessoas, muito pelo contrário, pessoas ansiosas existem em qualquer lugar, independentemente do ambiente em que vivam, e saber como controlar a ansiedade é o grande segredo.

Existem algumas maneiras de controlar a ansiedade que já se mostraram muito eficazes. Neste guia, vou dar dicas muito úteis para você descobrir como controlar a ansiedade de forma mais efetiva, sem ter que tomar remédios ou se “descabelar” por conta disto. Confira.

O que é a ansiedade afinal?

O que é a ansiedade afinal?

Ansiedade é na verdade um estado psíquico caracterizado pelo medo, uma estranheza do lugar onde se está, uma sensação muitas vezes de angústia e apreensão gerando desconforto, mal-estar, uma sensação de que algo está errado ou de que algo ruim está por acontecer.

Este conjunto de sensações e sentimentos se misturam com índices de intensidade diferentes e que também variam de pessoa para pessoa. O que se sabe é que pessoas muito ansiosas possuem muita dificuldade de lidar com o problema e mais ainda em saber como controlar a ansiedade.

Geralmente procuram auxilio médico, o que é altamente benéfico e recomendável, principalmente se os níveis de sua ansiedade estão atrapalhando o seu dia-a-dia, o seu trabalho e convivência com outras pessoas.

É comum que estes médicos, psiquiatras principalmente, administrem alguns remédios que tendem a diminuir e controlar a ansiedade, mas, no entanto, é preciso contar também com algumas armas e táticas naturais que possam auxiliar no controle da ansiedade.

Existem pessoas que inclusive deixaram de tomar medicamentos, após o término do tratamento e sob orientação médica, porque conseguiram atividades e maneiras práticas e simples de controlar sua ansiedade naturalmente.

Não existe uma explicação definitiva para o surgimento da ansiedade, principalmente porque é considerado um estado psíquico muitas vezes temporário.

Conheça 6 maneiras de controlar sua ansiedade

Conheça 6 maneiras de controlar sua ansiedade

O controle total de sua ansiedade vai variar muito da intensidade desta e de como você lida com o problema. Estas 6 dicas visam, sugestivamente, ajudar você a fazer isto. Mas existem inúmeras outras técnicas e maneiras diferentes de tentar encontrar este equilíbrio psíquico e assim reduzir a ansiedade.

1. Cuide-se melhor

Cuide-se melhor

Olhe-se mais no espelho. Dedique um tempo para si, para as suas necessidades. Sejam 20 minutos ou 2 horas, não importa, desde que este tempo reservado não sofra interrupções do chamado “mundo externo”. Mais atenção com sua beleza externa também ajuda a controlar sua ansiedade.

2. Os Alimentos como Aliados no controle da ansiedade

Os Alimentos como Aliados no controle da ansiedade

Alimentos que contenham triptofano, que é um poderoso aminoácido precursor da serotonina, podem auxiliar e muito no controle da ansiedade, além de ser uma forma mais benéfica de combater o problema. Alimentos como a banana, o próprio chocolate, entre outros, são ricos em triptofano.Esta substância também é encontrada em cápsulas e pode ser administrada como um possível medicamente natural, sem qualquer contraindicação. Existem outros aminoácidos que também podem auxiliar, e só são administrados através de cápsulas. Neste caso, você precisará contar com a orientação médica.

3. As Atividades Físicas

As atividades físicas

Saiba que as atividades físicas fazem muito bem para o corpo e também para a mente, pois elevam substancialmente a produção de serotonina, que é uma substância responsável por aumentar significativamente a sensação de prazer, reduzindo com isto os índices de ansiedade.Além do que, caminhar, por exemplo, é uma ótima maneira de meditar um pouco, pensar em si mesmo e relaxar. Aproveite este tempo e dedique-se exclusivamente à você mesmo.

4. O Sono como outro aliado no controle da ansiedade

O Sono como outro aliado no controle da ansiedade

Respeite o seu sono, respeite o seu descanso. É sabido que no mundo de hoje o tempo é escasso, a correria e o frenesi causado pela agitação do dia-a-dia são constantes. Mas é preciso relaxar, descansar, e um dos melhores momentos para ser fazer isto é durante o sono.Desta forma, siga algumas dicas básicas para garantir este precioso momento de descanso:

  • Esqueça-se do seu celular pelo menos 1 hora antes de dormir;
  • Evite discussões muito próximas da hora do seu sono, principalmente aquelas que lhe cause preocupação para o dia seguinte. Lembre-se: você não vai resolver nada neste momento. Deixe isto para quando acordar.
  • Se possível, desligue a televisão e prefira, por exemplo, um livro. Ele, além de ser mais instrutivo, vai lhe relaxar bastante.

5. O controle da respiração e dos pensamentos negativos

O controle da respiração e dos pensamentos negativos

Atente-se à sua própria respiração como forma de controle da ansiedade. Medite, respire mais tranquilamente mesmo na correria do seu dia. Afaste pensamentos negativos que possam lhe angustiar e concentre-se em você mesmo.

Se for possível controlar sua respiração e sua mente, enchendo a mesma com pensamentos bons, positivos e focados no seu presente, durante o seu dia, muito melhor. Caso não, tire algumas horas deste dia tão corrido para fazer isto. O resultado será um maior controle de sua ansiedade e uma vida melhor.

Outra dica é cuidar de sua aparência, de sua pele. Você tem problemas com pele oleosa? Então, clique no link abaixo e saiba como lidar também com este problema.

Sim! Quero saber mais...

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe-o com mais alguém através de suas redes sociais.

 Compartilhe com Facebook

Compartilhar
shadow-ornament


    2 replies to "Saiba como controlar a ansiedade"

    • Avatar Katia Aparecida de Souza

      Ansiedade realmente é a doença que mais vem atacando a humanidade, e isso é muito sério, só quem sofre com as crises sabe o quão desesperador é. Gostei muito do artigo, muito explicativo e de facil leitura… parabens! Vou tentar seguir as dicas pois estou tentando reduzir a medicação e acredito que com essas dicas e força de vontade será possível. Valeu 😍.

      • Lucimara Berguisth Lucimara Berguisth

        Katia, muito obrigada por compartilhar conosco sua vivência. Nós da arotinasaudavel desejamos que você tenha muito sucesso e melhoras com relação a sua ansiedade. Esperamos poder ajudar cada vez mais… Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published.