Principais alimentos ricos em fibras

Elas são invisíveis praticamente e são indispensáveis para a nossa saúde! São as fibras, presentes em muitos alimentos. Confira mais neste guia da importância de se consumir fibras alimentares.

Principais alimentos ricos em fibras

Nem todos os alimentos contam com elas, mas, “elas” são altamente benéficas à nossa saúde. Claro, estou falando das fibras. Pode não parecer, mas existem muitos alimentos ricos em fibras, uma infinidade deles. É comum muitas pessoas não gostarem de alimentos ricos em fibras.

Isto porque os mais indicados nem sempre agradam muito aos paladares mais exigentes e comer estes alimentos passa a ser uma verdadeira tortura. No entanto, não é preciso ser assim. Isto porque, além da grande variedade de alimentos ricos em fibras existentes, você pode variar também o cardápio.

Além do cardápio, dá para variar os temperos, os acompanhamentos e muito mais, de forma a tornar aquele alimento aparentemente não muito saboroso em um alimento muito gostoso. Neste material você vai entender um pouco mais dos alimentos ricos em fibras e os 5 principais deles. Boa leitura!

O que são estas tão faladas “fibras” presentes nos alimentos e porque são tão importantes?

As fibras

As fibras nada mais são que nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Estão presentes, como já dito, em diversos alimentos e, exatamente por isto, é muito fácil de ser encontrada e ingerida.

Elas são importantes por diversos fatores e o principal deles é o de favorecer substancialmente o trânsito intestinal do nosso corpo. Além disso, favorecem e muito a manutenção da nossa flora intestinal, ajudando a prevenir, inclusive, o câncer de cólon.

Também são úteis e muito amigas das pessoas que estão em processo de emagrecimento ou em uma dieta mais elaborada, pois favorecem a sensação de sacies, auxiliando, portanto, beneficamente no controle do peso.

E não fica só nisso: as fibras são importantes armas no combate ao colesterol ruim ou no excesso de colesterol, pois agem como perseguidoras das células de gordura, conseguindo com isto equilibrar beneficamente as taxas de glicemia e combater o chamado colesterol ruim.

Os diabéticos provavelmente sabem muito bem dos benefícios da ingestão de alimentos ricos em fibras. Mão não é preciso estar fazendo dieta, em processo de emagrecimento ou ser diabético para valorizar o poder e os benefícios da ingestão diária de alimentos ricos em fibras.

Como há uma grande variedade de alimentos ricos em fibras, fica fácil inseri-los em sua dieta ou em sua alimentação diária, considerando que esta alimentação será com certeza muito mais saudável.

Mas lembre-se de uma dica importante: as fibras trabalham em parceria com a água. Assim, para aproveitar todo o poder dos alimentos ricos em fibras, você precisa, paralelamente, ingerir muito água, ou sua eficácia não será 100%. Conheça agora 5 dos principais alimentos que possuem grandes quantidade de fibras.

 

Os 5 alimentos mais tops em fibras

Os 5 alimentos mais tops em fibras

Claro que a definição de “alimento top em fibras” vai depender muito do paladar de cada um. Isto significa que um alimento “X” pode ser muito gostoso para um grupo de pessoas e totalmente odiado por outro.

No entanto, estes 5 alimentos citados abaixo são sugestivos apenas e se apresentam como alimentos ricos em fibras. Conheça-os:

 

1. O Arroz Integral:

O Arroz Integral

É bem verdade que muita gente torce o nariz com ele. No entanto, o arroz integral além de suprir grande quantidade de fibras também possui o chamado “carboidrato bom”. Daí a sua importância, a importância de inseri-lo em sua alimentação diária.  Clique aqui e saiba mais sobre os carboidratos!

Como benefício, consegue auxiliar no controle da glicemia e também dos níveis de lipídios no sangue.

 

2. Os Cereais:

Os Cereais

Eles são muitos e quanto combinados conseguem agradar aos mais variados e exigentes paladares: granola, aveia entre tantos outros. Só fique atento à quantidade de açúcar de alguns destes cereais, principalmente os que são industrializados.

Dê preferência sempre à combinação deles ou aos naturais, como a aveia em flocos, por exemplo.

 

3. O Farelo de Trigo:

O Farelo de Trigo

Alimento pouco visto pela maioria das pessoas, mas que possui alto poder de nutrição, principalmente porque possui grandes quantidades de fibras. É sim um alimento rico em fibra e são mais encontrados nos cereais do tipo All Bran possuindo as poderosas fibras que são totalmente insolúveis em água.

O que isto significa? Significa que estas fibras incham quando entram em contato com a água e, assim, produzem uma sacies infinitamente mais rápida, favorecendo ainda todo o trânsito intestinal diário.

 

4. Os Pães Integrais:

Os Pães Integrais

Quem foi que disse que não pode comer pão? Pode sim, mas preferencialmente os integrais que possuem uma quantidade significativa de fibras em sua composição. Também favorecem o trânsito intestinal e são, inclusive, recomendados em diversas dietas hipoglicêmicas. Tudo de bom!

 

5. Os Legumes Verdes e Naturais

Os Legumes Verdes e Naturais

São diversos os legumes que possuem fibra em sua composição. São muito mais recomendados porque são absolutamente naturais e são alimentos ricos em fibras.

São também indicados na maioria das dietas, principalmente àquelas que são para acelerar processos de emagrecimento.

Não são do agrado da maioria dos paladares, mas, por outro lado, como são em grande variedade, é bem possível que você encontre alguns destes legumes que lhe agrade mais. Acrescente aí um pouco de criatividade nos temperos e na criação do prato e pronto: está feita uma deliciosa refeição.

Confira alguns destes legumes:

  • Brócolis
  • Alcachofra
  • Espinafre
  • Vagem
  • Couve flor
  • Chicória, etc.

Esta é a grande magia dos alimentos. E você sabia que existem alimentos que possuem em sua composição vitaminas que auxiliam na queda dos cabelos e na calvície? Quer saber mais e quais são estes alimentos? Então, clique no link abaixo e saiba tudo.

 

Aproveite e compartilhe este guia com mais pessoas em suas redes sociais. Pode ser útil para elas também.

Compartilhar com Facebook

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.