Os Benefícios da Dieta Paleo

Você já ouviu falar da Dieta Paleo ou Paleolítica? Então descubra todos os benefícios desta dieta em 4 dicas super importantes. Confira!

Os Benefícios da Dieta Paleo

Você sabe como funciona a dieta paleo? Ela se baseia em eliminar alimentos processados, todo e qualquer tipo de enlatado, redução significativa do açúcar entre outros tantos produtos industrializados e/ou quimicamente produzidos e concentra-se nos alimentos naturais.

E como fazer a dieta paleo? Se você pensar bem, não é tão difícil assim segui-la, afinal, muito antigamente o homem sempre se alimentou normalmente sem os produtos industrializados. O problema é que atualmente são tantos destes produtos que muitas vezes nem percebemos que os estamos consumindo.

Já fazem parte do nosso dia-a-dia quando, na verdade, não deveria ser assim. E quais os benefícios da dieta paleo afinal? Concentra-se, principalmente, na redução drástica da ingestão dos carboidratos, presentes nas massas, pães, arroz processado, entre outros.


Qual a diferença da dieta paleo das demais dietas?


Qual a diferença da dieta paleo das demais dietas?

Podemos dizer que a principal diferença entre a dieta Paleo e as demais está no fato de que, na dieta paleo, deve-se evitar todo tipo de carboidratos como arroz, trigo, milho, aveia, entre outros. Nas demais dietas, muitos destes alimentos são permitidos.

Em algumas dietas ainda o consumo de alguns alimentos processados e/ou industrializados é permitida, em pequenas quantidades, por exemplo, enquanto que na dieta paleo são terminantemente proibidos.

Muitas pessoas atualmente vêm cada vez mais aderindo à dieta paleo na intenção de ter um estilo de vida mais saudável. Ela é eficaz tanto para quem quer emagrecer como para quem deseja ter uma vida alimentar mais equilibrada ou até para pessoas com diabetes, por exemplo.

Ao contrário de algumas dietas mais agressivas, a dieta paleo não possui qualquer tipo de contraindicação, mesmo porque, é baseada em alimentos naturais, eliminando os processados e industrializados.

Enfim, as únicas restrições da dieta paleo são mesmo o consumo dos carboidratos. Mas existem algumas tolerâncias, caso você não pense em excluí-los 100% do seu cardápio.


As 4 dicas sobre a dieta paleo


As 4 dicas sobre a dieta paleo

Como fazer a dieta paleo? Estas dicas dirão exatamente isto, e serão uma indicação importante de um caminho a seguir com a dieta paleo. Isto porque esta dieta permite a ingestão de muitos alimentos que em diversas dietas são totalmente abolidos, como as gorduras das carnes, por exemplo.

Por outro lado, proíbe diversos outros alimentos que, na maioria das dietas comuns, são permitidos. Por este motivo, no começo, você pode até sentir estranheza principalmente se já vinha fazendo uso de outras dietas mais convencionais. Acompanhe:


Dica 1: Faça bom uso das Carnes e Ovos


Dica 1: Faça bom uso das Carnes e Ovos

Isso mesmo, a carne é totalmente liberada na dieta paleo. Carne de boi, aves, suína, etc., inclusive as gorduras destas carnes. Isto mesmo, você pode comer também as gorduras, ou seja, as carnes conhecidamente como gordas podem ser ingeridas normalmente na dieta paleo.

O princípio é simples: o homem evoluiu comendo estas carnes e nunca teve qualquer problema e, portanto, não fazem mal à saúde. Simples assim. Só atente-se na forma como irá consumi-las, ou seja, jamais frite a carne, por exemplo.

Prefira-a assada ou grelhada. Se você fritar a carne, estará ingerindo a gordura do óleo, altamente prejudicial à saúde e proibida na dieta paleo. Os ovos também são absolutamente liberados, pode comer a vontade e de qualquer ave: galinha, pata, codorna, etc.

A saber, os ovos são considerados alimentos completos e são altamente recomendados. As carnes são ricas em proteínas, que favorecem a produção dos anticorpos e das células de defesa do organismo.


Dica 2: Frutos do mar totalmente liberados


Dica 2: Frutos do mar totalmente liberados

Bem isto, todos os frutos do mar estão liberados: camarões, lulas, peixes, ostras, mariscos, lagostas, etc. O conceito é parecido com o das carnes, ou seja, o homem já fazia uso destes alimentos e nunca teve qualquer tipo de problema.

Voltando a lembrar, jamais os consuma fritos. O velho e delicioso camarão frito, jamais!! Cozinhe-os, asse-os ou mesmo grelhados.

Importante: muitas espécies de peixes são ricos em Omega 3, substância altamente benéfica à saúde. Mais um benefício da dieta paleo.


Dica 3: Não podiam faltar as Verduras, os Legumes e as gorduras naturais


Dica 3: Não podiam faltar as Verduras, os Legumes e as gorduras naturais

Claro que não. Se você perceber, os legumes e verduras estão liberados em praticamente todas as dietas que existem. E não é pra menos, afinal, são totalmente saudáveis, possuem grande quantidade de fibras e vitaminas e, mesmo quando ingeridos em excesso, não geram qualquer mal.

Fornecem substancialmente todos os nutrientes necessários para a sua dieta, intensificando todos os benefícios da dieta paleo. Coma-os cozidos, refogados com carne, grelhados ou até crus. Lembre-se apenas de lavá-los com rigor, sempre.

Quanto aos óleos naturais, como o azeite de oliva, a manteiga natural, o óleo de coco, entre outros, também estão totalmente liberados, além de serem alimentos saudáveis e deliciosos. Mas atenção: nunca é demais lembrar que você não deve esquentar estes óleos, ou melhor, qualquer tipo de óleo.

Se fizer isto, estará retirando todas as substâncias benéficas do óleo e transformando-o em um vilão perigoso à sua saúde. Nunca cometa este erro.


Dica 4: O poder das frutas


Dica 4: o poder das Frutas

Elas também não poderiam faltar, mas com uma ressalva importante: na dieta paleo, nem todas as frutas estão liberadas. Confira abaixo as permitidas:

  • Morango
  • Abacate
  • kiwi
  • Limão
  • Maracujá
  • Goiaba

Basicamente, você deve ingerir frutas com baixo teor de açúcar, esta é a regra da dieta paleo quanto às frutas. Mas, com a devida moderação, as demais frutas também podem fazer parte do seu cardápio como banana, maçã, caqui, etc.

Algumas raízes também estão liberadas, sempre com a máxima moderação, como batatas, mandiocas, etc.

Você pôde perceber que a dieta paleo é super simples e fácil de ser seguida. Distribua como quiser estes alimentos, combinando-os em seu cardápio do dia-a-dia. Podemos considerar esta dieta como um verdadeiro estilo de vida... saudável, claro!

Que tal conhecer outros tipos de dietas, sucos desintoxicantes, alimentação mais rica e saudável? Então, clique no link logo abaixo e descubra:

 

Os benefícios da dieta paleo

Este artigo foi útil para você? Então, que tal compartilhá-lo com mais alguém?

Compartilhe com Facebook

Conheça o nosso próximo artigo sobre "10 alimentos baratos e saudáveis para você incluir no seu café da manhã".

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.