Conheça Os Benefícios Da Dieta Paleo + Receitas!

Emagreça de forma saudável com muita energia e disposição!

Óleo de coco ou azeite de oliva?

Qual devo usar: o óleo de coco ou o azeite de oliva?

Qual será a melhor opção para a sua saúde. Neste artigo você vai saber quais os benefícios do óleo de coco e azeite de oliva, qual deles você deve dar preferência e porquê, além de saber em detalhes como usá-los.

Óleo de coco ou azeite de oliva?

O óleo de coco ou o azeite de oliva? Tanto um como o outro são benéficos, disto ninguém tem dúvidas. Mas qual é mais apropriado? Muitas pessoas acabam questionando isto e, pela vasta literatura disponível na internet sobre estes dois óleos, dá mesmo pra ficar na dúvida.

No entanto, o que você precisa efetivamente ter mais atenção, com relação a estes óleos, é primeiro a forma como você o está consumindo e segundo a sua destinação principal.

Outro ponto importante é saber que todo tipo de óleo, quando aquecido, perde suas propriedades benéficas. Além disso, toda gordura possui seu valor energético elevado e o consumo em excesso pode também ser prejudicial. Saiba mais sobre o assunto.

 


Qual a principal diferença entre o óleo de coco e o azeite de oliva?


Diferença entre o óleo de coco e o azeite de oliva

O óleo de coco tem várias destinações e formatos diferentes. Ele é utilizado na cozinha, como shampoo, em diversas linhas de cosméticos, entre outros. Ele é extraído a frio da "massa do próprio coco".

Já o azeite de oliva é comumente utilizado na culinária de um modo geral: saladas, pães, sopas e até frituras. Ambos possuem praticamente a mesma quantidade de gordura e também de valor calórico.

O que os diferenciam, principalmente, são o tipo de gordura de cada um. Para conseguir entender melhor, é preciso conhecê-los um pouco mais.

 


O azeite de oliva


O azeite de oliva

O azeite de oliva é obtido pelo esmagamento e/ou prensagem da azeitona. É rico em ácidos graxos (cerca de 80%) mono-insaturados (aquele, que contém Ômega 9).

O azeite conta com um poderosíssimo efeito antioxidante e é fonte de algumas vitaminas como a vitamina E, A, K, alguns compostos fenólicos e os conhecidos flavonoides.

Tem por principais benefícios:

  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Retarda significativamente o envelhecimento celular e as perdas ósseas;
  • Combate aos chamados radicais livres;
  • Reduz os triglicerídeos e colabora para um aumento do colesterol bom (HDL);
  • É benéfico, quando consumido moderadamente, para o controle da pressão arterial.

O azeite é fonte da conhecida gordura do bem, que ajuda a prevenir inúmeras doenças. Ele é considerado, inclusive, como o melhor amigo do coração, principalmente por conter gorduras benéficas poli-insaturadas e mono-insaturadas.

Mas jamais o aqueça, pois, como já dito, todas as suas propriedades benéficas serão perdidas.

 


O óleo de coco


O óleo de coco

Como já dito logo acima, ele é extraído a frio da massa do coco. Todo óleo, quanto mais saturado, mais dura será a sua composição (sua gordura). No caso do óleo de coco, excepcionalmente, ele possui o ácido láurico que é também um ácido graxo, mas da cadeia média.

E o que isto significa, afinal? Significa que este óleo pode ser conservado por um longo período e sem a necessidade de qualquer refrigeração, ou seja, em temperatura ambiente.

Trata-se de um óleo super-resistente à chamada “oxidação não enzimática” e também à temperaturas um tanto mais elevadas. Quer dizer que posso aquecê-lo? Não, não é exatamente isto.

O que o difere das demais gorduras saturadas é que os seus ácidos são mais rapidamente absorvidos pelo intestino e também mais rapidamente se tornam energia, ou seja, não passam por todo aquele processo do colesterol.

Tem por principais benefícios:

  • Corresponde à um aumento significativo da resposta imunológica do organismo frente aos diversos microrganismos maléficos à nossa saúde (bactérias, fungos, vírus, etc.)
  • Poderosa e eficiente ação anti-inflamatória;
  • Consegue reduzir consideravelmente a circunferência abdominal;
  • É também fonte de vitaminas, como a vitamina C e E. Também é antioxidante.

O óleo de coco ajuda nos processos de emagrecimento, reduz o colesterol ruim e é mais resistente às temperaturas elevadas que o azeite. Seu sabor original é um tanto adocicado, mas a indústria alimentícia em geral já o produziu sem sabor algum, para não alterar o sabor original dos alimentos.

 


Conclusão: óleo de coco ou azeite de oliva?


Conclusão: óleo de coco ou azeite de oliva?

É possível que sua resposta à esta pergunta, mesmo depois de tudo que aqui foi exposto, seja que o azeite é mais saudável. Muito se falou e se questionou, recentemente, sobre os reais benefícios do óleo de coco, principalmente porque ele possui a tal da gordura saturada.

Só que esta gordura saturada do óleo de coco em nada tem a ver com a gordura saturada de origem animal que encontramos por aí, pois o óleo de coco tem uma quantidade grande de ácidos graxos de cadeia média (como já dito).

Estes ácidos não são armazenados facilmente por nosso organismo e queimam bem mais rápido. Qual o melhor? Ambos são benéficos à saúde, colaboram igualmente em processos de redução de peso, de colesterol entre outros benefícios.

Aliás, você tem atualmente uma boa alimentação? Sabia que uma alimentação inapropriada pode colaborar para o surgimento ou agravamento das varizes? Em nosso próximo post, saiba o que mudar em sua alimentação para evitar o surgimento de varizes.

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.