10 benefícios do suco de beterraba

Neste guia você vai conhecer 10 dos principais benefícios do suco de beterraba e vai aprender também como prepará-los. Confira!

10 benefícios do suco de beterraba

A beterraba é um alimento muito saudável para a nossa saúde. Contém vitaminas A, B e C, ácido fólico e muitas outras propriedades benéficas. Ela é comumente utilizada como salada e pode ser consumida crua ou cozida. Algumas pessoas ainda colocam a beterraba junto com o feijão, arroz ou sopas.

De qualquer forma, é um alimento completo e rico em minerais e fibras solúveis e insolúveis. Mas você sabia que o suco de beterraba também resguarda diversos benefícios à sua saúde? Provavelmente você está se perguntando qual a diferença de ingerir a beterraba como salada, cozida, etc., e como suco.

Mas existem diferenças sim e estas estão concentradas principalmente na maneira como o nosso organismo irá absorver as propriedades benéficas da beterraba. Isto não tira, claro, as qualidades do alimento quando ingerido de outras formas. Mas para esclarecer melhor, confira abaixo todos os benefícios do suco de beterraba.


Conheça agora os 10 benefícios do suco de beterraba


A beterraba é um vegetal de cor avermelhada e tem um leve sabor adocicado. Ela é uma raiz e possui inúmeros benefícios para a saúde do homem. Você pode consumi-la, como já dito acima, como salada, beterraba de molho, cozida ou como um delicioso e saudável suco.

O lado bom do suco de beterraba é a possibilidade de combinar com outros vegetais, frutas, etc., propiciando uma grande diversidade de sabores. Com isto você potencializa o poder da própria beterraba como dos demais ingredientes de seu suco. Conheça os benefícios e saiba como fazer suco delicioso de beterraba:


1. O suco de beterraba previne o câncer


O suco de beterraba previne o câncer

Isto mesmo. O suco da beterraba é um poderoso aliado na prevenção de diversos tipos de câncer, isto graças à betacianina (pigmento aquoso da beterraba).


2. Diminuição e controle da pressão arterial


Diminuição e controle da pressão arterial

O suco da beterraba contribui eficazmente na redução da pressão arterial e sua eficácia é rapidamente notada. Os motivos são provavelmente os altos níveis de óxido nítrico encontrados na beterraba, conseguindo relaxar vasos sanguíneos com bastante propriedade.


3. Consegue prevenir doenças cardíacas


Consegue prevenir doenças cardíacas

Esta prevenção de doenças cardíacas está diretamente relacionada à betacianina, que atua como poderoso antioxidante, conseguindo reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Inclusive consegue também proteger as paredes das artérias.


4. Eficaz fonte energética


Eficaz fonte energética

A beterraba é pura energia. E como ela faz isso? Ela estimula favoravelmente a estamina no organismo e, exatamente por isto, é muito utilizada por atletas e esportistas, pois dá maior resistência física e energia.


5. Riquíssima fonte de potássio


Riquíssima fonte de potássio

E porque o potássio é importante para nós? O potássio é muito importante para que o funcionamento de nervos e músculos sejam plenos. Como a banana, a beterraba, no entanto, consegue fornecer tanto potássio quanto a fruta em si. O seu suco contribui para a manutenção dos níveis corretos de potássio.


6. Contribui para a prevenção de doenças cerebrais


Contribui para a prevenção de doenças cerebrais

Com certeza você não imaginava que a beterraba ou seu suco trazia tantos benefícios. Mas é uma verdade e consegue também favorecer e prevenir doenças cerebrais porque contribui para aumentar do fluxo sanguíneo no cérebro.

E como ela faz isso? A causa são os nitritos, que conseguem carregar o oxigênio para os locais com uma menor fluidez de sangue, como no caso do cérebro.


7. Eficaz para proteger seu fígado


Eficaz para proteger seu fígado

A presença da betaína e metionina na beterraba favorece a prevenção de doenças ligadas ao fígado, garantindo o seu bom funcionamento. Trata-se de uma eliminação natural da gordura em excesso contida neste órgão, de vital importância para o nosso organismo.


8. A saúde da gestação da mulher


A saúde da gestação da mulher

O suco de beterraba é importante até mesmo na gestação da mulher. Por ser fonte de vitamina B9, que é o ácido fólico, a beterraba contribui eficazmente na gravidez e na construção do feto. Tal vitamina evita problemas no chamado “tubo neural”, que dá origem ao sistema nervoso da criança.


9. Consegue combater e também prevenir a anemia


Consegue combater e também prevenir a anemia

Este benefício é muito conhecido pela maioria das pessoas. Isto porque a beterraba é altamente recomendada para casos de pacientes com anemia, pois a raiz possui grande concentração de ferro, auxiliando no aumento dos níveis de hemoglobina no sangue.


10. Auxilia em sua saúde sexual


Auxilia em sua saúde sexual

A beterraba é riquíssima em uma importante substância chamada “boro”. Esta substância contribui para o aumento dos hormônios sexuais, tanto em homens como em mulheres. É por este motivo que a beterraba e o suco de beterraba são indicados como representantes importantes na melhoria da saúde sexual.


Beterraba emagrece?


Beterraba emagrece

É certo que sim. Ela que contém pouquíssimas calorias, inclusive quando consumida em forma de suco. Além disso, possui nutrientes importantes para que você consiga manter uma dieta mais saudável e equilibrada. E não para por aí: como ela é fonte energia, lhe dá mais “gás” para enfrentar os exercícios físicos.

Seu consumo não tem qualquer contraindicação, muito pelo contrário, ela é altamente recomendada como suco, saladas, cozida com outros alimentos saudáveis, etc.


3 Receitas de Sucos com Beterraba


Confira abaixo 3 receitas de sucos deliciosos com beterraba e muito fáceis de serem preparados:


1. Suco: Cenoura com Beterraba


3 Receitas de Sucos com Beterraba

Ótimo para emagrecer. Anote os ingredientes:

  • 1 cenoura média picada
  • ½ beterraba média fatiada ou picada
  • 250ml de água gelada
  • Adoce com um adoçante de sua preferência.


Preparo

Bata em um liquidificador e sirva em seguida.


2. Suco: Beterraba com Laranja


Suco: Beterraba com Laranja

Potencializa os nutrientes da beterraba e da laranja e é um suco delicioso. Anote os ingredientes:

  • Suco de 4 laranjas médias
  • ½ beterraba média picada

Preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.


Suco: Beterraba com maçã


Suco: Beterraba com maçã

Contribui para o emagrecimento e ajuda a limpar o organismo. Anote os ingredientes:

  • 200 ml de água gelada
  • 1 beterraba pequena
  • 1 maçã com casca e sem sementes
  • Suco de 1 limão pequeno
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Preparo

Bata no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Dica: você pode beber também a água de beterraba em jejum. Ela faz muito bem ao nosso organismo. Quer descobrir outras receitas para emagrecer e ter uma vida alimentar mais saudável? Então, clique no link abaixo e fique por dentro.

Gostou desse artigo? Compartilha com outras pessoas!

Compartilhe com Facebook

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.