Anemia – Saiba quais são os alimentos ricos em ferro que ajudam a tratar e curar a doença

A anemia é facilmente combatida, mas que se não for vista e tratada a tempo pode virar um problema grave. Neste guia você vai saber quase tudo dos alimentos que auxiliam no tratamento e cura da doença. Quer aprender tudo? Acompanhe a matéria!

Anemia - Saiba quais são os alimentos ricos em ferro que ajudam a tratar e curar a doença

A anemia, infelizmente, é um problema que atinge uma grande maioria das pessoas e existem muitos alimentos ricos em ferro e que são altamente benéficos tanto no tratamento como na cura da doença. O problema é que esta informação não é tão bem difundida.

Em níveis mais graves, a anemia exigirá um tratamento médico específico e, dependendo do caso, a ingestão de ferro via intravenosa, devido à urgência na recomposição desta substância. No entanto, em estágios iniciais ou mesmo para evitar que a doença chegue, os alimentos são as armas mais eficazes.

É o que você verá neste material: um breve comentário sobre a doença e seus agravantes e 8 alimentos ricos em ferro que são muito eficazes no tratamento da doença ou mesmo visando evitá-la. Aí fica fácil, basta introduzi-los em seu cardápio diário e adeus anemia.


O que é a anemia afinal?


O que é a anemia afinal?

Teoricamente falando, a anemia nada mais é do que a redução do número de hemácias no sangue, do teor de hemoglobina e do volume de glóbulos vermelhos, ou seja, níveis que se encontram abaixo do normal. Saber o que é não indica, exatamente, as causas e os efeitos. Então, vamos a eles:

  • Causas: existem muitas causas possíveis para o surgimento da anemia. Pode ser causada por uma hemorragia intensa, algumas doenças crônicas e/ou genéticas e também pela deficiência de vitaminas e sais minerais essenciais ao nosso organismo.

Este tipo de anemia, causada por esta deficiência de vitaminas, tem na falta do ferro sua principal causa e é chamada de anemia ferropriva.

  • Efeitos: a anemia causada pela falta de ferro e todos os tipos variáveis da doença causam vários sintomas incômodos e que podem se agravar se não houver o tratamento adequado, como:
    • Queda de cabelos;
    • Muita fadiga;
    • Palpitações inesperadas;
    • Falta de ar com mínimo esforço físico;
    • Falta de apetite;
    • Unhas quebradiças, entre outros.

A anemia é totalmente tratável e curável. Basta saber que ela existe e não “dar mole” pra doença, ou ela pode se tornar um problema mais grave. Em estágios iniciais, o consumo de certos alimentos pode reverter à anemia tranquilamente, mas, aos primeiros sinais de alguns destes sintomas, é aconselhável sempre procurar orientações médicas.


Os 8 alimentos bons para anemia e ricos em ferro


Os 8 alimentos bons para anemia e ricos em ferro

Existem muitos alimentos que são absolutamente eficazes na prevenção e no combate à anemia. Aqui, nos concentraremos em 8 dos principais deles. A forma de consumi-los, no entanto, fica por sua conta, com suas receitas preferidas, desde que você não retire destes alimentos seus nutrientes benéficos, principalmente o ferro. Anote ai:


1. A carne:


A carne

Alguns cortes de carnes são altamente ricos em ferro e são poderosos aliados no combate à anemia como o fígado, os rins e a carne vermelha de uma maneira geral, que também são ricas em vitamina B12.


2. A beterraba:


A beterraba

Com certeza já lhe aconselharam a comer beterraba para combater a anemia. E não é pra menos, pois a beterraba é um dos alimentos bons para a anemia e riquíssimos em ferro. Assim, ela se torna indispensável arma no tratamento da anemia.


3. Os ovos:


Os Ovos

Outro poderoso entre os poderosos. O ovo é um alimento completo, fonte de proteínas e com grande quantidade de antioxidantes e também contém ferro.

O consumo diário de ovos, sejam cozidos, em salada ou mesmo uma boa gemada, contribui eficazmente no combate à anemia.


4. Os peixes


Os peixes

Não são apenas as carnes vermelhas que podem auxiliar no tratamento da anemia. A carne de peixe também pode, pois são ricas em ferro tanto quanto as vermelhas. O salmão, o atum e alguns frutos do mar saem na frente neste combate.


5. A maçã


A maçã

Ela não contém níveis elevados de ferro, mas a maçã é uma eficiente combatente da anemia, pois é responsável por impulsionar os níveis de ferro absorvidos ao organismo. Ou seja, ela acelera toda a absorção do ferro tornando-se outra aliada muito importante.


6. O espinafre


O espinafre

Com certeza você deve considerar o espinafre como um dos alimentos bons para anemia. O espinafre contém cálcio, vitaminas A, B9, E, C, ferro, betacaroteno e muitas fibras. Além disso, ele incrementa qualquer prato e pode ser consumido cozido ou cru, em saladas.


7. A romã


A romã

Outro alimento riquíssimo em ferro e também em vitamina C. A romã auxilia no próprio fluxo sanguíneo do nosso corpo e é outro poderoso alimento deste eficaz exército combatente da anemia.


8. O Feijão


O Feijão

 

O feijão, sempre presente nos pratos dos brasileiros, também é um alimento rico em ferro. O poder deste ferro é intensificado se você consumir também com uma fonte qualquer de vitamina C como o pimentão, a laranja e outros. E qual brasileiro não gosta de um bom feijão.

Nota: todos os feijões, bem como a soja, lentilha e ervilhas são fontes importantes de ferro.

Agora você teve uma base importante dos alimentos que auxiliam no tratamento da anemia. Os alimentos são importantes para diversos males, como a gastrite e a úlcera, acompanhe uma matéria que fiz sobre o assunto.

Você quer conhecer os principais alimentos que podem auxiliar no tratamento destas duas doenças? Então, clique no link abaixo e conheça tudo sobre eles.

Sim! Quero saber mais...

Este artigo foi útil para você? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais, pois mais pessoas podem aproveitá-lo.

Compartilhe com o Facebook

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.