Alimentos ricos em carboidratos – Saiba distinguir quais auxiliam na sua dieta

Os carboidratos sempre foram vistos como os vilões da história. Mas será que é assim mesmo? Ou será que eles podem também auxiliar nossa alimentação, considerando uma dieta mais saudável? Confira!!

Alimentos ricos em carboidratos

Vilões ou não, os alimentos ricos em carboidratos estão presentes em uma infinidade de alimentos diferentes, desde os naturais como os fabricados e industrializados. Na maioria das dietas o carboidrato é apontado como um perigoso vilão, pois suas propriedades se transformam em açúcares, sendo, em geral, maléfico para a saúde.

É comum que as pessoas tenham verdadeiro pavor dos alimentos ricos em carboidratos, principalmente aquelas que pretendem emagrecer. Mas será o carboidrato este vilão que se “pinta” por aí quando consideramos uma dieta alimentar mais saudável?

É bem provável que neste momento você esteja confusa, afinal, sempre ouviu que deveria “correr dos carboidratos”. Mas não se desespere. No conteúdo deste material vou explicar como o carboidrato pode ser utilizado a seu favor e também provar que ele não é este vilão tão perverso assim.


Afinal, o que são os Carboidratos?


Afinal, o que são os Carboidratos?

Podemos considerar os carboidratos como macronutrientes. E o que seria isto? Macronutrientes são componentes da alimentação considerados essenciais para o nosso organismo e os três principais são as proteínas, os lipídios e os carboidratos.

Isso mesmo, os alimentos ricos em carboidratos são importantes e essenciais para o nosso organismo. Então fica a pergunta: como posso eliminar da minha alimentação um componente essencial para o meu organismo? A resposta é: não pode!!

São dos carboidratos que nosso organismo retira toda a energia necessária para o nosso dia-a-dia. O problema começa a surgir quando o consumo de alimentos ricos em carboidratos são em excesso e isso não é nada difícil de ocorrer, afinal, estão presentes em diversos alimentos.

Então, o correto é consumir o carboidrato, mas de uma maneira moderada e dos alimentos certos. E se faço uma dieta para emagrecer, também posso consumir o carboidrato? Pode, vindo dos alimentos corretos e nas porções corretas, tanto pode como deve. Saiba distinguir estes “alimentos corretos que contenham carboidratos”.


Os tipos de carboidratos existentes e os alimentos correspondentes


Os tipos de carboidratos existentes e os alimentos correspondentes

Existem apenas dois tipos de carboidratos: os simples, que são os considerados “ruins” e os complexos, que são os considerados “bons”:

  • Carboidratos simples: são os carboidratos que podemos considerar como sendo os ruins. A principal diferença entre ambos, o simples e o complexo, está no índice glicêmico que cada um possui.
    Os simples possuem alto índice glicêmico e são encontrados principalmente nos alimentos ricos em carboidratos mais doces ou massas como o pão, balas, açúcar refinado, geleias, macarrão, refrigerantes e, nos alimentos naturais, a melancia, por exemplo, o mel, o arroz branco, pipoca, batata, entre muitos outros.
  • Carboidratos complexos: como já dito, são os carboidratos considerados como os bons. Isto significa que possuem baixo índice glicêmico e são digeridos mais lentamente pelo organismo e, portanto, são ideais para quem procura perder peso.São encontrados principalmente em alimentos ricos em carboidratos menos doces e calóricos como, por exemplo, a batata-doce, a aveia, o arroz integral, a mandioca e/ou mandioquinha, etc.


Já sei quais são os carboidratos bons. Qual a quantidade ideal de consumo?


Carboidratos bons

Como já disse no começo deste guia, além de escolher os alimentos certos com os níveis de carboidratos corretos, você também precisa ficar atenta à quantidade de carboidratos que você ingere, ou estará transformando um possível herói em um conhecido vilão.

E o que isto quer dizer, afinal? Quer dizer que a falta de carboidratos no organismo é altamente prejudicial à saúde e o excesso dele também o é. Aproveitando, isto vale para todo e qualquer macronutriente onde o excesso pode ser prejudicial à sua saúde.

No entanto, a quantidade à ser ingerida de carboidratos vai variar muito de pessoa para pessoa. Um instituto Norte Americano chamado NIH - National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde), em estudos recentes, considerou que o consumo máximo de carboidratos por dia fique entre 45% e 65% das calorias diárias consumidas.

Isto até pode ser considerado muito para algumas pessoas, mas esta porcentagem considera que esta pessoa gaste o recomendável de energia diária para compensar a energia inserida. É por este motivo que a quantidade varia muito de pessoa para pessoa.

Outro órgão importante, a OMS - Organização Mundial de Saúde, considera como porcentagens ideais 55% a 75% de carboidratos por dia. É importante salientar aqui que, quem sofre de diabetes, por exemplo, não pode ultrapassar o consumo máximo de 200 gramas de carboidratos por dia.


Excesso ou falta de carboidratos: quais consequências?


Consequências do excesso ou falta de carboidratos

Que os alimentos ricos em carboidratos são importantes, você já sabe. E sabe também que o excesso de carboidratos pode fazer mal, bem como a sua falta. Consideremos aqui apenas os carboidratos complexos, que são os bons.

Sua falta pode gerar:

  • Mau hálito;
  • Fadiga;
  • Mau funcionamento cerebral;
  • Fraqueza;
  • Problemas de cálculo renal;
  • Dores de cabeça e até mau humor.

Por outro lado, o excesso de carboidratos, mesmo que sejam os bons, pode trazer consequências ruins. Muitas destas a maioria das pessoas já até conhecem, como:

  • Aumento de peso;
  • Risco de aumento de colesterol;
  • Sonolência repentina;
  • Aumento de tecido adiposo, que é a conhecida e temida gordura;
  • Hiperglicemia, que é um excesso de glicose no sangue, entre outros problemas.

Quer saber mais sobre alimentos potencialmente importantes para o nosso dia-a-dia e para uma alimentação mais saudável? Siga o link abaixo e descubra também Quais são os alimentos ricos em vitaminas que auxiliam na queda de cabelos/calvície?

Viva melhor, alimente-se melhor!!

Compartilhe com Facebook

shadow-ornament


Leave a Reply

Your email address will not be published.