Alimentos que são permitidos e proibidos para quem tem gastrite e úlcera

Gastrite e úlcera são males que afetam um grande número de pessoas. Você sabe identificar os alimentos que são terminantemente proibidos e os que são permitidos para quem tem estes males? Neste guia eu lhe explico tudo, acompanhe!

Alimentos que são permitidos e proibidos para quem tem gastrite e úlcera

Dores nos estômago, inicialmente sem importância e que um sal de frutas consegue resolver, pode se tornar um problema mais sério. Sim, esta dor de barriga pode sim ser uma eventual má digestão que pode ser resolvida até com o consumo de água.

No entanto, se houver qualquer persistência neste tipo de problema, é hora de ligar um alerta, pois pode vir a se tornar uma úlcera ou gastrite. Para estes dois males, existem uma gama de alimentos que são absolutamente proibidos. Outros, no entanto, são fortemente recomendados.

Uma dieta para quem sofre de gastrite ou úlcera já é baseada em alimentos mais saudáveis, mas nem todos, mesmo os considerados saudáveis, podem ser ingeridos. Saiba mais um pouco sobre estes males e sobre os alimentos proibidos e permitidos para quem sofre de gastrite ou úlcera.

O que são a gastrite e a úlcera?


 

O que são a gastrite e a úlcera?

Uma dor mal tratada, ou não observada a tempo pode acarretar nestes dois males que, apesar de tratáveis, causam muito mal estar. Conheça um pouco mais sobre:

  • Úlcera: trata-se de uma inflamação ou lesão grave e aberta na mucosa do estômago ou “duodeno”. Surge a partir da grande produção de ácido clorídrico, responsável pela digestão dos alimentos.

    Quando em excesso, o órgão passa a concentrar uma acidez acima do normal, lesionando as paredes do estômago e causando a conhecida úlcera. Uma gastrite mal cuidada também pode evoluir negativamente para uma úlcera.
  • Gastrite: a gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago que pode ser causada por diversos fatores como uso irregular de medicamentos, consumo excessivo de álcool, lesões gástricas leves, estresse, consumo excessivo de café, etc.

Os sintomas: os sintomas da gastrite e da úlcera são muito parecidos, mas de intensidades bem diferentes. Os principais são:

  • Dores na parte superior da barriga;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Queimação;
  • Enjoos, etc.

Os alimentos proibidos para quem tem Gastrite ou Úlcera


 

Alimentos proibidos para quem tem gastrite

Para saber quais alimentos não podem ser consumidos basta ter ciência de que todos os alimentos de difícil digestão ou que são muito processados e gordurosos precisam ser terminantemente evitados, pois são ricos em aditivos e conservantes que acabam por irritar o estômago.

Confira os principais:

  • Carnes processadas como salsichas, linguiças, salame, etc. Não importa a forma como são feitas: fritas, grelhadas, cozidas ou outros, devem ser evitadas.
  • Bebidas alcoólicas de qualquer tipo, sejam as destiladas ou não.
  • Molhos prontos (exemplo: molho de tomate). São altamente ácidos e não podem de forma alguma ser consumidos.
  • Alimentos muito gordurosos como carnes gordas, salmão, atum, pele de frango, etc.
  • As farinhas brancas como a tapioca, as farofas, entre outras.
  • Todo e qualquer tipo de açúcar ou doce.
  • Comidas congeladas, comidas prontas ou os conhecidos e adorados fast foods. Evite-os terminantemente, pois podem piorar e muito o problema, principalmente se você sofre de úlcera.

Existem outros alimentos que não podem ser consumidos. Com um controle adequado do problema, seja gastrite ou úlcera, você conseguirá levar uma vida normal e até fazer algumas extravagâncias de vez em quando, mas leve a sério o período de tratamento.

Os alimentos permitidos para quem tem Gastrite ou Úlcera


 

Os alimentos permitidos para quem tem Gastrite ou Úlcera

Ao contrário dos proibidos, os alimentos permitidos para quem tem gastrite ou úlcera são os de fácil digestão e que são processados rapidamente por nosso organismo. Geralmente são os legumes, verduras, frutas, etc., que são pobres em gorduras e não agridem a nossa flora intestinal.

Confira os principais:

  • Vegetais de todos os tipos como couve, cenoura, vagem, alface, brócolis, repolho e muitos outros. Eles podem ser cozidos, que facilita sua digestão, ou crus, em saladas, por exemplo.
  • Os queijos brancos são bem vindos, como ricotas, os lights, minas frescal, etc. Em geral são leves e refrescantes.
  • As carnes exclusivamente magras. Quem tem problemas com gastrite, úlcera, etc., deve “passar longe” sempre de alimentos gordurosos. Na categoria de carnes magras você pode consumir tranquilamente frangos, peixes (exceto salmão e atum), carnes vermelhas tipo músculo, patinho, maminha, etc.

    Consuma as carnes preferencialmente assadas, grelhadas ou cozidas.

  • Leites e iogurtes, de preferência iogurtes integrais e leites desnatados, que são processados mais facilmente pelo nosso organismo.
  • Frutas de todos os tipos são super bem vindas. As únicas exceções são as mais ácidas como o limão, a laranja e o abacaxi, por exemplo. Mas frutas como banana, melancia que é rica em água, o melão, mamão, a maçã, pera, entre tantas e tantas outras são totalmente liberadas.

É sempre bom lembrar-se da importância do acompanhamento médico em todas as fases tanto da gastrite como da úlcera. Os alimentos não substituem o uso de certas drogas e medicamentos destinados ao seu problema em específico, eles tão somente auxiliam em todo o processo e tratamento.

Os açucares não são recomendados de forma alguma para quem tem problemas de gastrite ou úlcera, mas existem dietas que o aceitam sem qualquer contraindicação. Você sabe quais são os tipos de açúcar e quais se encaixam melhor em sua alimentação? Então descubra clicando no link abaixo:

Sim! Quero saber mais

Aproveite e divulgue este artigo em suas redes sociais. Pode ter mais alguém precisando destas informações.

Redes sociais

Compartilhe com Facebook

shadow-ornament


    2 replies to "Alimentos que são permitidos e proibidos para quem tem gastrite e úlcera"

    • Avatar Larissa

      Li esse artigo e percebi o quanto eu como errado! Mesmo fazendo dieta, pra não comer trigo como muita farinha de tapioca e vi que prejudica, vou diminuir depois disso, tentar rsrsrs… ótimo artigo, adorei esclarecedor. Parabéns!

      • Lucimara Berguisth Lucimara Berguisth

        Larissa, nós da arotinasaudavel ficamos muito felizes por ajudar com nossas dicas. Obrigada por nos acessar e por entrar em contato. Sucesso e foco em sua rotina. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published.